Treinador aponta dificuldades, mas diz que prioridade do Botafogo-PB sempre precisa ser vencer

A primeira vitória do Botafogo-PB no Campeonato Paraibano de 2026 aconteceu na última quarta-feira (21), na Toca do Papão, quando o Belo fez 1 a 0 sobre o Confiança de Sapé em situação bastante peculiar.

O Bicho Papão teve o volante Sapé expulso com apenas 15 minutos de bola rolando. Ainda assim, o placar magro foi comemorado pelo técnico Bernardo Franco, que explicou sobre as dificuldades de jogar com um homem a mais devido a postura bastante defensiva do adversário. Ele ainda admitiu que faltou refino e qualidade para sua equipe conseguir uma vantagem maior no marcador.

– Vai acontecer mais vezes esse tipo de situação, então a gente tem que aprender a jogar com essa superioridade numérica. Quando você tem essa superioridade, você tem que ter o controle do jogo, mas a gente sabe que, naturalmente, o adversário já vinha para se defender, ainda mais com um homem a menos, então redobrou a sua marcação, desceu mais ainda as suas linhas, e ficou menos espaço para que a gente pudesse atacar. (Nessas situações) Temos que ter aquele último passe, aquele refino, e aí o chute de fora da área é uma alternativa que se foi trabalhado, que se foi pedido, e o (Jhonata) Varela foi muito feliz – explicou.

Com poucas alternativas de ataque para furar o bloqueio adversário durante a partida, mesmo em superioridade numérica, Bernardo Franco lamentou a ausência de vários jogadores em um elenco já considerado curto do Belo, o que acaba diminuindo as possibilidades de mudanças de estratégias dentro das partidas.

Para ilustrar, ele mencionou que tinha apenas dois jogadores para os lados do campo no ataque, Breyner Camilo e Guilherme Santos, que não tinham substitutos para a mesma função do gramado no banco de reservas. O treinador botafoguense ainda explicou que, em meio a tantas adversidades, o objetivo foi conquistado, que é sempre vencer, independente de jogar bem ou mal.

– A gente tem repertório ofensivo, mas esse tipo de jogo é um jogo que a gente precisa realmente aprender a jogar, desenvolver esse jogo ao longo da competição. E a gente sabe que o campeonato vai ser muito mais isso (adversários retrancados e campos ruins) do que qualquer outra coisa, então a gente vai igualar, e a gente primeiro quer competir, primeiro nós queremos ganhar, porque é isso que importa para o torcedor do Botafogo-PB, é vencer. Depois a gente vai tentando agregar mais coisas no nosso jogo, que vem com o tempo. Temos um elenco ainda enxuto, isso é importante dizer, nós viemos para um jogo com dois jogadores de lado de campo e sem ninguém da posição para a reposição, então são coisas que vão também melhorando ao longo de cada jogo, mas a gente fica feliz por vencer. Aqui no Botafogo-PB a gente precisa vencer jogos, a gente sabe disso. Vamos jogar bem, mas quando não for possível, nós vamos ganhar jogos – completou.

O tempo para melhorar o desempenho, no entanto, é curto. O Botafogo-PB volta a campo no próximo sábado (24), às 17h, quando irá enfrentar o Sousa, pela terceira rodada, no reencontro do clube com sua torcida nas arquibancadas do estádio Almeidão.

Equipe @Vozdatorcida