Evaristo Piza fala sobre sequência de jogos e comenta sobre preparação para enfrentar o Atlético-PB

Ainda nem começou o Campeonato Paraibano de 2026 e alguns treinadores já vem se queixando por antecipação da tabela muito ajustada, com grande sequência de jogos até o fim do mês de janeiro.

Um deles foi Evaristo Piza, técnico do Campinense, que vai estrear contra o Atlético de Cajazeiras amanhã (17), e até o dia 31, ou seja, 14 dias, vai ter cinco partidas, já que enfrenta o Botafogo-PB pela quinta rodada no último dia do mês de janeiro.

Na última coletiva antes da estreia no estadual, Piza comentou sobre a grande sequência, mas afirmou que se sente seguro para rodar o elenco pois fez isso nos últimos amistosos e o resultado dentro de campo foi aprovado por ele.

– A gente vai jogar cinco jogos em 14 dias. A gente joga o primeiro jogo no dia 17, e o quinto jogo foi antecipado, contra o Botafogo-PB, para o dia 31. É uma maratona grande, basicamente você vai jogar sem treinar, você vai recuperar e vai atuar. O que me deixou confortável é o equilíbrio que está ao elenco. Mesmo com esses atletas chegando, tivemos jogos que optei, e às vezes até foi uma questão de lesão, como contra o ABC, foi uma opção de modificar, e contra o América foi por ter cinco jogadores lesionados. E o grupo suportou bem, conseguiu competir bem. Por essa bateria que vai ter de jogos, a gente vai conseguir mesclar bem. Talvez não vai ser a mesma escalação na terceira rodada, não vai ser a da primeira, para que a gente consiga estar gerando intensidade em todos os jogos na mesma proporção – explicou.

Evaristo Piza também falou sobre a estreia no sábado (17), no estádio Amigão, quando irá enfrentar o Atlético de Cajazeiras.

O Trovão Azul teve a pré-temporada mais secreta entre os 10 participantes da competição, sem nenhum amistoso ou jogo-treino registrado, o que dificulta para a preparação do elenco da Raposa. Mas o técnico exaltou o trabalho da equipe de scout, que preparou relatório sobre cada jogador do elenco atleticano para buscar caminhos para uma boa atuação.

– Talvez a gente não consiga dar uma ideia coletiva da equipe (do Atlético), uma plataforma de jogo, característica de comportamento tático, mas nosso scout fez um relatório individualizado de cada atleta do elenco. Vamos passar uma palestra para os jogadores, os nossos comportamentos da semana, e cada jogador vai estar recebendo um link de cada atleta do adversário, individual, esse link contendo algumas ações que definem a característica no jogo. O jogador abre o link, clica no goleiro, tem a característica, clica no lateral direito, também tem característica. A gente tem uma base de quando tiver a escalação, a gente consegue entender o coletivo unificado – afirmou.

Equipe @Vozdatorcida